Home | Ficha Técnica | Cabos Casio | Telemóveis | Jogos PlayStation | Dinheiro | Sign GuestBook

    

Calculadoras Casio
Cabos de ligação
Software
Programas
PlayStation
Jogos PlayStation 2
Jogos PlayStation 1
PlayStation 2
ModChip PSX
ModChip PSX 2
Reparar PSX

Telemóveis

Truques e Dicas
Clonar Telemóveis
Escutar telemóveis
Cabo universal
SMS Grátis
Lista de Códigos
Software
Frases giras
SMS Escritas
Anedotas | Adultos
Amizade | Insultos
Humor | Desporto
Parabéns | Românticas
Animadas de Adultos
Animadas Românticas
$$$ On-Line
Para WebMasters
Outros Sistemas
 
TOPSites
Registar Site
Ver TOP
 
Java Script
Como programar
Applets
Live Game
Exemplos práticos
Mirc/IRC
Comandos do Mirc
Lista de Scripts
Mirc Addons
Cyber Angels
Smileys
Netiquette
Glossário do IRC
Tácticas de Guerra
 
Linguagens de Programação
HTML | DHTML | VRML
Mirc Script
Java Script
Assembler
 
Internet
Números de acesso a ISP's
Glossário de Informática
Crimes Informáticos
 
Recursos para Webmasters
Serviços Úteis
Divulgar Site
Ovnilogia
Imagens ETs | OVNIS
Avistamentos no solo Lunar
Visitantes Indesejáveis
Serra da Estrela
Pedrogão Grande
Cidade do México
Men In Black
Dicionário de Ovnilogia
Parapsicologia
Combustão Humana
Poltergeists
Profecias
Testar Capacidades
Interpretar Pesadelos
Experiências fora do corpo
Relógio da Morte
Casos Extraordinários
The Lost City of Atlantis
Testes de Inteligência
Cultura Geral 1
Cultura Geral 2
Para pessoas cultas
Serviços
Publicidade
Links
Diversos
Prémios
Rui Cabral
CyberPiratas
 
Comentários
Assinar GuestBook
Consultar GuestBook
E-Mail
 
Rede OpenMind
MicroSistemas
ElectroMagnetismo
SolPlan Lda
ElectroReis Lda
PedroReis WebDesign

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO - VRML

 

 O VRML é um acrónimo para " linguagem para modelação de realidade virtual ". É (ISO/IEC 14772) o formato padrão internacional para descrever os multimédia 3D interactivos no Internet. O primeira lançamento da especificação do VRML 1.0 foi criado por Silicone Grafics, Inc.. O segundo lançamento do VRML adicionou umas potencialidades significativamente mais interactivas. Foi projectado primeiramente pela equipa de VRML da Silicon Graphics com contribuições da  Sony, e de muitos outros. O VRML 2.0 foi revisto pelo grupo de discussão moderado VRML e mais tarde foi adoptado por muitas companhias e indivíduos. Em dezembro 1997, o VRML97 substituiu o 2.0 e foi lançado oficialmente como o padrão internacional ISO/IEC 14772.

O VRML é uma linguagem padrão para modelar animação a 3D. Permite que as cenas 3D sejam vistas e manipuladas na Internet num ambiente interactivo. Usando um browser especial , o utilizador pode aceder a um local on-line, escolher um ambiente 3D, explorar e mover-se dentro ' de um mundo a 3D '.

Os mundos do VRML 1,0 são ambientes estáticos onde se pode navegar e clicar sobre objetos para aceder à informação. Este texto dá uma introdução básica a VRML 1.0 e mostra os princípios básicos da linguagem e como construir modelos simples.

Há duas versões principais do VRML:

  1. Os mundos do VRML 1.0 são ambientes estáticos onde se pode navegar e clicar sobre objectos para aceder à informação. A primeira versão do VRML permite a criação de mundos virtuais com comportamento interactivo limitado. Estes mundos podem conter os objectos que têm hyperlinks para outros mundos, em HTML, VRML ou a outros tipos válidos do MIME. Quando o utilizador selecciona um objecto com um hyperlink, o visor apropriado do MIME está lançado. Quando o utilizador selecciona uma ligação a um ficheiro VRML dentro de um browser correctamente configurado, um browser VRML será lançado.

     

  2. VRML97 é o nome informal do padrão internacional (ISO/IEC 14772-1:1997). É quase idêntico ao VRML 2,0, mas com muitas melhorias. O VRML97 é também o nome do symposium técnico sobre VRML que ocorreu em Fevereiro 1997 em Monterey, o CA. Contém as extensões ao VRML 1.0: Mundos estáticos realçados; Interacção; Animação; Scripting; Prototyping; Events (comportamentos), e sons. Há também algumas funções primitivas novas de geometria assim como o suporte para detecção de colisões.

 

Alguns Exemplos Simples

Existem editores VRML disponíveis que tornarão muito mais fácil a tarefa de criação de mundos VRML.

 

Hello.wrl! Como é tradição no mundo da programação, " hello, mundo! " tem aqui o equivalente em VRML:
    AsciiText {chord " Hello.wrl! "}
Rocket A cylinder, cone, and 2 flattened 'cubes'.
    #VRML V1.0 ascii
    
    Material{ diffuseColor 1 0 0 }
    Cylinder{ radius 1 height 12 }
    Transform{ translation	0 9 0 }
    Material{ diffuseColor	1 1 1 }
    Cone	{ bottomRadius 1	height 6 }
    Transform{ translation	0 -13 0	 }
    Cube	{ height 4 depth 0.1 width 3 }
    Cube	{ height 4 depth 3 width 0.1 }
    

No new principles here, just a nice example, and it helps the page title along.

página principal

Votações

OpenMind

 TOPSites

Registe o seu Site

Comentários

  GuestBook

            Assinar

            Consultar

Publicidade

Visitas

Desde

17, Agosto 2000

Estatísticas

Prémios

Coroado Pelo BuscaKi

MailingList

Digite o seu Email

 

quem somos - contacto - publicidade - a sua opinião - mapa do site - adicionar site - ajuda

Copyright © 2000-2003 OpenMind. Todos os direitos reservados. Não é permitida a cópia total ou parcial deste site.

REDE OPENMIND:  Microsistemas - Electromagnetismo - OpenMind  - SolPlan Lda - ElectroReis Lda - PedroReis WebDesign