Home | Ficha Técnica | Cabos Casio | Telemóveis | Jogos PlayStation | Dinheiro | Sign GuestBook

    

Calculadoras Casio
Cabos de ligação
Software
Programas
PlayStation
Jogos PlayStation 2
Jogos PlayStation 1
PlayStation 2
ModChip PSX
ModChip PS 2
Reparar PSX

Telemóveis

Truques e Dicas
Clonar Telemóveis
Escutar telemóveis
Cabo universal
SMS Grátis
Lista de Códigos
Software
Frases giras
SMS Escritas
Anedotas | Adultos
Amizade | Insultos
Humor | Desporto
Parabéns | Românticas
Animadas de Adultos
Animadas Românticas
$$$ On-Line
Para WebMasters
Outros Sistemas
 
TOPSites
Registar Site
Ver TOP
 
Java Script
Como programar
Applets
Live Game
Exemplos práticos
Mirc/IRC
Comandos do Mirc
Lista de Scripts
Mirc Addons
Cyber Angels
Smileys
Netiquette
Glossário do IRC
Tácticas de Guerra
 
Linguagens de Programação
HTML | DHTML | VRML
Mirc Script
Java Script
Assembler
 
Internet
Números de acesso a ISP's
Glossário de Informática
Crimes Informáticos
 
Recursos para Webmasters
Serviços Úteis
Divulgar Site
Ovnilogia
Imagens ETs | OVNIS
Avistamentos no solo Lunar
Visitantes Indesejáveis
Serra da Estrela
Pedrogão Grande
Cidade do México
Men In Black
Dicionário de Ovnilogia
Parapsicologia
Combustão Humana
Poltergeists
Profecias
Testar Capacidades
Interpretar Pesadelos
Experiências fora do corpo
Relógio da Morte
Casos Extraordinários
The Lost City of Atlantis
Testes de Inteligência
Cultura Geral 1
Cultura Geral 2
Para pessoas cultas
Serviços
Publicidade
Links
Diversos
Prémios
Rui Cabral
CyberPiratas
 
Comentários
Assinar GuestBook
Consultar GuestBook
E-Mail
 
Rede OpenMind
MicroSistemas
ElectroMagnetismo
SolPlan Lda
ElectroReis Lda
PedroReis WebDesign

Experiências fora do corpo

 

Muitas pessoas já experimentaram a sensação de se verem de repente fora de seus corpos, olhando o mundo de uma perspectiva externa, separada. JENNY DAWSON descreve as circunstâncias em que essas experiências fora do corpo ocorrem.

Projecção astral, projecção PES ou projecção espontânea são apenas alguns dos termos usados para descrever o mesmo fenómeno -- a experiência fora do corpo (OOBE -- out-of-the-body-experience). Trata-se de uma experiência em que a pessoa abandona o corpo físico e parece ver o mundo exterior de uma perspectiva completamente dissociada de seu corpo material. Tanto em jornais sobre assuntos paranormais quanto em publicações médicas há muitos relatos desse tipo de experiência, que parece ser relativamente comum.
As circunstâncias em que a OOBE ocorre variam consideravelmente. O estresse parece ser um factor significativo, e muitas pessoas tem relatado a sensação de abandonar seus corpos no decorrer de uma cirurgia, depois de um acidente ou durante uma séria enfermidade. Mas há numerosos casos de pessoas que a experimentaram quando estavam dormindo ou realizando tarefas quotidianas, como compras ou jardinagem.
Nos relatos dessas pessoas que tiveram uma experiência fora do corpo, a impressão geral é a princípio indistinguível do estado físico normal, excepto por uma sensação de leveza e bem estar. Algumas mencionaram que seu "fantasma" ou "corpo Astral" permanecia ligado ao corpo físico por um ténue cordão, o que lhes permitia voltar ao estado normal.
A palavra "astral" é usada para descrever um segundo corpo dentro do corpo físico. É uma cópia perfeita do corpo de carne e osso, mas feita de um material mais fino e de aparência luminosa. É aparentemente capaz de separar-se do corpo físico e viajar pelo espaço, atravessando objectos sólidos. O corpo astral existe naquilo que é chamado de plano astral, que inclui o mundo real, mas se estende além dele. Diz-se inclusive que ele sobrevive a morte.

 

CRENÇAS MUITO DIFUNDIDAS.

A ideia de que não se deve acordar um sonâmbulo remonta a uma primitiva crença de que isso impediria a alma, ou corpo astral, de voltar ao corpo físico. Uma crença ainda mais assustadora, comum no Haiti, afirma que a alma pode ser roubada por entes demoníacos, e seu possuidor escravizado -- os zumbis do Haiti seriam seres condenados a viver como corpos sem alma.
Ernest Hemingway experimentou essa sensação de deixar o corpo físico quando foi ferido por uma granada durante a primeira guerra mundial. Mais tarde ele a descreveu nos seguintes termos:
"...minha alma, ou algo parecido, saiu do meu corpo, assim como se puxa um lenço de seda pelo canto de um bolso. Ela flutuou em volta e depois voltou e entrou de novo, e eu não estava mais morto".
O fenómeno da experiência fora do corpo propõe problemas importantes para filósofos e psicólogos. Muitos cépticos afirmam que qualquer sugestão de uma experiência fora do corpo deve ser considerada uma forma de alucinação. Mas as pessoas que viveram essa experiência são inflexíveis sobre a a veracidade do fenómeno. Mesmo que inconscientes durante experiência, muitas pessoas posteriormente relataram o que acontecia em volta delas, o que foi confirmado pelos presentes. O indivíduo que experimenta esse fenómeno tem plena consciência de estar fora do corpo. Muitas pessoas que tiveram uma experiência desse tipo disseram que ela mudou profundamente sua maneira de ver a vida e eliminou o medo da morte. Uma teoria interessante sobre esse tipo de projecção, chamada experiência no limiar da morte (NDE--near-death experience), foi elaborada pelo Dr. Carl Sagan, director do laboratório de estudos Planetários de Nova York. Ele descreve o fenómeno da seguinte maneira:
"Todo ser humano já teve uma experiência como os viajantes que retornam da terra dos mortos; a sensação de flutuar e de emergir da escuridão para a luz; uma experiência em que a figura heróica é quase imperceptível, banhada em radiância e glória. Existe apenas uma experiência que corresponde a essa descrição. Ela se chama nascimento".
Em ocasiões de perigo de morte ou forte tensão emocional, talvez o indivíduo seja capaz de recuperar essas lembranças do nascimento e, mais uma vez, deixar a escuridão -- o corpo que sofre -- e emergir em direcção à liberdade e à luz.

 

EXPERIÊNCIA NO LIMIAR DA MORTE

1 - Várias pessoas tiveram sua primeira experiência fora do corpo quando se viram envolvidas num grave acidente. Em 1964, durante uma viagem pela África oriental, David Taylor e um amigo estavam atravessando o nordeste da Tanzânia quando colidiram com um caminhão. David quase morreu em consequência dos ferimentos.
"Tínhamos atravessado uma reserva de caça e acabado de pegar a estrada principal para Moshi. Estava anoitecendo e eu, que viajava ao lado do motorista, estava quase dormindo.
De repente, meu amigo me acordou. Estava encantado de ver um veículo vindo em nossa direcção. Era o primeiro com que cruzávamos em seis horas de viagem. Talvez meu amigo ou o outro motorista também estivessem sonolentos, porque em poucos segundos os dois veículos se chocaram.
Quando houve a colisão, percebi que eu estava observando a cena de uma altura de vários metros, como se estivesse sido suspenso sobre a estrada. Vi nosso Land Rover colidir com um enorme caminhão, meu corpo ser atirado para fora do carro e meu amigo, que não estava ferido, descer para examinar meu corpo. Em seguida o caminhão fugiu. Lembro de ter pensado que eu parecia uma massa horrível deitado ali na estrada e que bem podia estar morto.
A próxima coisa de que me lembro foi que eu estava no hospital de Moshi. Eu ficara inconsciente durante dois dias, com ferimentos graves. Contei a meu amigo o que vira e ele confirmou que de fato um caminhão tinha se chocado contra nós e fugido. Só consegui me salvar porque um outro carro passou logo depois e me levou ao hospital.
Mesmo depois de todos esses anos, a experiência me fez perder totalmente o medo da morte."

página principal

 

Votações

OpenMind

 TOPSites

Registe o seu Site

Comentários

  GuestBook

            Assinar

            Consultar

Publicidade

Visitas

Desde

17, Agosto 2000

Estatísticas

Prémios

Coroado Pelo BuscaKi

MailingList

Digite o seu Email

 

quem somos - contacto - publicidade - a sua opinião - mapa do site - adicionar site - ajuda

Copyright © 2000-2003 OpenMind. Todos os direitos reservados. Não é permitida a cópia total ou parcial deste site.

REDE OPENMIND:  Microsistemas - Electromagnetismo - OpenMind  - SolPlan Lda - ElectroReis Lda - PedroReis WebDesign